O cuidado precoce com a saúde vascular pode prevenir varizes e complicações mais graves no futuro. Na semana passada, a apresentadora e empresária Ana Hickmann buscou um profissional para cuidar do assunto.
Ao lado do seu namorado, o chef de cozinha e apresentador Edu Guedes, Hickmann passou por uma consulta e por um tratamento avançando com o dr. Gustavo Marcatto para cuidar da saúde vascular.
Leia também: Por que vale a pena incluir o neurologista nas consultas
“Eu já trato das varizes há muito tempo, já experimentei diferentes técnicas, e quando soube do trabalho do dr. Gustavo, decidi procurá-lo por uma série de fatores. Primeiro, pela praticidade, pois dentro do consultório ele consegue unir uma série de coisas. Desde o momento da consulta, que acontece tudo no mesmo dia, todos os exames – passei aqui pelo doppler, também realidade aumentada –, e com as imagens térmicas deu para entender direitinho como é o estado hoje não só dos meus vasinhos, mas das minhas varizes, da minha safena”, conta Ana Hickmann.
Dicas importantes sobre varizes e saúde vascular
As varizes são um problema comum que afeta muitas pessoas, principalmente as mulheres. Além do aspecto estético, as varizes podem causar desconforto e dor. No entanto, é possível prevenir esse problema seguindo algumas dicas simples. O médico vascular Gustavo Marcatto, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia (SBLMC), compartilha cinco dicas preciosas para cuidar da saúde vascular e evitar varizes.
Manter-se hidratado: beber pelo menos 2,5 litros de água por dia facilita o bom funcionamento do sistema circulatório, evitando a sensação de pernas pesadas e favorecendo o retorno do fluxo de sangue às pernas.
Alimentação balanceada: uma dieta rica em frutas, verduras e pobre em alimentos gordurosos ajuda no funcionamento geral do organismo, evitando a sobrecarga de circulação na região abdominal e favorecendo o retorno circulatório aos membros inferiores.
Praticar atividades físicas: exercícios regulares estimulam o sistema cardiopulmonar, melhorando a capacidade respiratória e circulatória geral, além de fortalecer a musculatura da perna, facilitando o fluxo sanguíneo.
Evitar permanecer na mesma posição por muito tempo: evitar permanecer sentado ou em pé por longos períodos. Realizar pequenos exercícios com as pernas a cada duas horas ajuda a estimular a circulação de retorno.
Consultar um especialista: para quem tem antecedentes familiares de varizes ou outros fatores de risco, é importante consultar um médico vascular para iniciar tratamentos preventivos o quanto antes, evitando o agravamento do problema.
Seguindo essas dicas simples, é possível cuidar da saúde vascular e prevenir o aparecimento de varizes, garantindo pernas saudáveis e livres de desconforto.
Leia também: Alho roxo: conheça 4 benefícios para a sua saúde