Para muitos, a casa é mais que uma simples moradia, ela é vista como um refúgio, um santuário. É o nosso templo, o lugar onde podemos relaxar, meditar, recarregar as energias. Com a tecnologia evoluindo de forma constante, soluções para a criação de ambientes mais confortáveis e controláveis não param de surgir e fazer parte do nosso cotidiano. Daí surgiu o conceito de smart home (ou casa inteligente).
Uma casa inteligente – ou casa conectada (em inglês existe também a nomenclatura connected home) – nada mais é que uma casa que possui sistemas avançados de automação para providenciar monitoramento e controle sobre as funções de toda a construção, como controles de temperatura, iluminação, entretenimento, eletrodomésticos, portas e janelas. Em outras palavras, um imóvel passa a ser considerado uma smart home quando ele pode ser controlado a distância pelo telefone celular ou por comandos de voz por meio de assistentes virtuais como a Alexa.
Falando assim até parece coisa do futuro ou algo muito complicado, não é? Mas saiba que as smart homes estão se tornando cada vez mais acessíveis e comuns, e podem ser controladas por nossos smartphones através de aplicativos. Indo além da ideia de sofisticação, os recursos de uma smart home podem trazer mais conforto, segurança e bem-estar para nossas vidas. Com isso em mente, elaboramos algumas dicas para quem deseja automatizar sua casa e transformá-la em um espaço mais inteligente e conveniente.
Pense na sua necessidade
Comece com as questões que são mais importantes para você, como a segurança, iluminação ou temperatura, e adicione mais funcionalidades gradualmente. O ideal é começar por aqueles que irão realmente facilitar o seu dia a dia.
Compatibilidade e assistente de voz
Certifique-se de que os dispositivos que você está escolhendo são compatíveis com o seu sistema de automação doméstica. Considere a instalação de um assistente de voz, como o Google Assistant ou a Alexa, da Amazon, para controlar sua casa inteligente com comandos de voz.
Invista na economia de energia
Considere a possibilidade de instalar sensores de movimento para economizar energia, desligando as luzes ou o aparelho de ar condicionado quando não houver ninguém no ambiente. Da mesma forma, você pode querer automatizar tarefas diárias como a rega do jardim ou o acionamento automático das cortinas.
Conexão Wi-Fi e proteção por senha
Planeje cuidadosamente a rede de internet sem fio em casa para garantir que todos os dispositivos inteligentes possam se comunicar efetivamente. Além disso, não negligencie a segurança da sua rede doméstica! Certifique-se de que todas as suas informações e dispositivos inteligentes estejam protegidos.
Personalização
Além de comandar, você pode personalizar! Personalize as configurações para que a casa inteligente funcione de acordo com as suas preferências, como o nível de iluminação ou temperatura ideal.
Outras opções de segurança
Considere a possibilidade de adicionar câmeras de segurança, sensores de fumaça e detectores de vazamento de água para uma casa inteligente mais segura e confiável. Já existem versões inteligentes de todos esses dispositivos, que se conectam com seu telefone celular e obedecem a comandos de voz.
Leia também: Geradores solares portáteis descomplicam a vida dos viajantes