A importância do sono para a manutenção da imunidade é um tema amplamente estudado e discutido no campo da saúde. Uma noite de sono tranquila é fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico. Durante o descanso, o corpo realiza diversas funções essenciais para a manutenção da saúde, como a regulação hormonal e a consolidação da memória, além de ser um período crucial para a reparação celular.
Centenas de estudos apontam que a privação do sono pode levar a uma série de consequências negativas para a saúde, incluindo a diminuição da função imunológica. “O sono insuficiente está associado a um maior risco de infecções, como resfriados e gripes, além de ter um impacto negativo em condições crônicas, como diabetes e doenças cardiovasculares“, explica Priscila Gontijo, nutricionista na Puravida.
Leia também: Compulsão alimentar: estresse e ansiedade são os principais gatilhos
No cenário atual, onde o estresse e a ansiedade são frequentes, muitas pessoas enfrentam dificuldades para alcançar um sono de qualidade. Veja algumas opções de chás e bebidas relaxantes que podem ajudar você a dormir melhor.
Alguns chás recomendados para melhorar a qualidade do sono
Camomila: é uma erva muito popular que pode ser consumida por pessoas de diferentes idades, inclusive bebês a partir do sexto mês de vida. O chá de camomila possui substâncias com funções ansiolíticas, calmantes, indutoras do sono, anti-inflamatórias e antioxidantes, que auxiliam no relaxamento e melhoria da qualidade do sono.
Valeriana: a planta ajuda a combater a insônia e outros distúrbios do sono por apresentar efeitos sedativos e relaxantes. Além de ajudar no relaxamento, a valeriana pode ser usada como um calmante natural contra a depressão e o estresse.
Lavanda: é uma planta medicinal muito utilizada para auxiliar no tratamento da ansiedade, depressão e má digestão. A lavanda apresenta propriedades relaxantes, calmantes, antiespasmódicas, analgésicas e antidepressivas que ajudam no relaxamento.
Passiflora: também conhecida como maracujá, a passiflora tem propriedades que ajudam a acalmar e a melhorar a qualidade do sono por apresentar ação ansiolítica sobre o sistema nervoso central, favorecendo a redução da ansiedade, tensão nervosa e estados de agitação. O consumo pode refletir na melhora da qualidade do sono, além de ajudar nos casos de insônia.
Erva-cidreira: o chá de erva-cidreira tem propriedades que auxiliam o corpo a relaxar. Os compostos fenólicos presentes na erva provocam um efeito calmante e sedativo no organismo, contribuindo para melhorar a qualidade do sono. O consumo também é indicado para auxiliar nos casos de insônia.
Magnólia: a magnólia é uma planta tradicional da China, conhecida por suas propriedades ansiolíticas. O consumo ajuda a regular o humor, além de ser indicada para auxiliar o tratamento da ansiedade, nervosismo e quadros leves de depressão, sendo uma opção para ajudar no relaxamento noturno.
Gestante ou lactante? Consulte seu médico antes de tomar um chá
Os chás são ótimas opções para ajudar você no relaxamento e sono, mas, ao decidir consumi-los, consulte o seu médico, uma vez que alguns tipos não são indicados para gestantes e lactantes.
Leia também: Alho roxo: conheça 4 benefícios para a sua saúde
Por fim, em conjunto com os chás, existem outras recomendações que contribuem para o bem-estar geral: hidratação, aumentar o consumo de frutas e vegetais, controle do peso, evitar o uso abusivo de álcool, manejo do estresse e atividade física regular.