Quais são as dicas para se alcançar a felicidade, o bem-estar e a qualidade de vida? Para o publicitário Nizan Guanaes, é investir em cultura e lazer. O renomado publicitário participou, no último dia 8, do 22° Congresso Brasileiro de Qualidade de Vida, no Instituto de Pesquisa Sírio-Libanês. Em sua palestra, ele reconheceu que vivemos em uma era na qual as pessoas estão adoecidas e que nunca foi tão importante falar sobre saúde mental.
📱 Clique aqui e participe do canal do Lifebrunch no WhatsApp
No papo, Nizan, que é, ao lado do psiquiatra Arthur Guerra, coautor do livro Você aguenta ser feliz? (Editora Sextante), destacou a trajetória de colegas que alcançaram posições de destaque na carreira, mas sem renunciar ao bem-estar. “Tenho um amigo que faz maratonas. Ele viaja, surfa e se desloca para uma série de coisas. Isso é o investimento em qualidade de vida. O lazer é mais importante do que o trabalho”, afirma.
O aquecido mercado de lazer, bem-estar e saúde mental
O publicitário e CEO da N.ideias falou ainda sobre o mercado de saúde mental. Para ele, o cenário é muito promissor. “A qualidade de vida é um grande negócio também, porque há uma demanda enorme para isso. Eu, por exemplo, gasto muito dinheiro com qualidade de vida. Então, cada vez mais, as pessoas vão dedicar uma parcela dos orçamentos delas para coisas ligadas à qualidade de vida. Sejam produtos, sejam lugares, sejam experiências. Então, não se preocupe se você vai entrar nesse negócio; a geração de malucos para você é garantida”, brincou.
Leia também:
• Fadiga crônica e burnout: quando corpo e mente chegam ao limite
• Que tal se mexer? 7 dicas para começar a correr hoje mesmo
• Corrida de rua: os cuidados que você precisa ter se for participar
Para sair da inércia: sobre o livro de Nizan Guanaes
Além de suas reflexões sobre a importância do lazer e do bem-estar, Nizan é um exemplo vivo de transformação. Há alguns anos, ele decidiu abandonar a vida sedentária e se dedicar mais ao cuidado com a própria saúde. Após enfrentar a obesidade, o publicitário adotou uma rotina mais ativa, investindo em exercícios e momentos de lazer que o ajudaram a conquistar um equilíbrio entre corpo e mente.
Do encontro entre o paciente, o publicitário Nizan Guanaes, e o psiquiatra Arthur Guerra, nasceu o livro Você aguenta ser feliz?: Como cuidar da saúde mental e física para ter qualidade de vida. “Ele me pegou um quase alcoólatra e me transformou em um quase atleta”, conta Nizan Guanaes nas páginas.
A obra traz conselhos valiosos sobre como manter a sanidade diante de problemas modernos: vícios digitais, compulsões, abuso de medicamentos, álcool e drogas. “Cuidar da saúde mental é como andar de bicicleta: exige esforço e movimento constantes, senão ela tomba. Em outras palavras, para viver bem, temos que trabalhar a nosso favor, sempre e sem parar. Essa responsabilidade é de cada um. Não dá para terceirizar”, diz Arthur Guerra no livro.