O ayurveda é uma filosofia médica de origem indiana que utiliza técnicas de massagem, nutrição, aromaterapia e fitoterapia como formas de cuidado do corpo, da alma e da mente. A terapia ayurvédica acredita que o desequilíbrio energético do corpo e da mente pode ser causado por problemas emocionais, traumas físicos ou má alimentação, e esse desequilíbrio pode gerar acúmulo de toxinas que dão origem às doenças. A Phytoterápica, empresa de cosméticos naturais, lançou uma linha de óleos de massagem formulados com óleos essenciais direcionados aos três doshas: Vata, Pitta e Kapha.
As principais características de cada dosha
Vata é “aquele que move coisas” e sugere movimento, velocidade e ajuste. As pessoas associadas a ele são fisicamente descritas como secas, frias, leves, penetrantes, ásperas e, ainda, consideradas frágeis e com tendências a algumas patologias. A empresa desenvolveu um óleo de massagem formulado com óleos essenciais quentes, pesados e azedos, selecionados para fortalecer e trazer energia. É formulado com óleo vegetal de gergelim, óleos essenciais de laranja, grapefruit, bergamota, patchouli e canela, e vitamina E;
Pitta é “o que digere”, sendo o dosha responsável por apetite, sede, digestão, calor corporal, visão, suavidade e inteligência. Fisicamente, são pessoas que tendem a ter o corpo saudável, bom metabolismo e que gostam de atividades físicas. São facilmente irritáveis, exigentes e com tendência à frustração. O óleo de massagem indicado para esse dosha que tem características quentes, úmidas e pungentes foi formulado com óleos essenciais que promovem calma, refrescância, são doces e proporcionam equilíbrio e um pensamento mais dinâmico e expansivo. É composto por óleo vegetal de gergelim, óleos essenciais de lavanda, ylang ylang, vetiver, cedro, gerânio e jasmim, e vitamina E;
Kapha é “aquele que mantém as coisas juntas”, responsável pela firmeza do corpo, estabilidade das juntas, peso, força, resistência e coragem. São pessoas autoconfiantes, fortes, resistentes, ambiciosas, educadas, pacientes, empreendedoras, passivas, com tendências a dormir muito e a apresentar fragilidade no sistema respiratório. O óleo de massagem lançado foi formulado com óleos essenciais selecionados para reduzir o acúmulo de fluido associado ao muco, a fim de reverter a lentidão mental e trazer leveza. Sua fórmula contem óleo vegetal de gergelim, óleos essenciais de alecrim, olíbano, limão-Tahiti, hortelã-pimenta e gengibre, e vitamina E.
“O ayurveda é uma terapia complementar milenar de origem indiana que preza pelo equilíbrio entre corpo e a mente. Pensando nisso, a Phytoterápica preparou uma linha de óleos de massagem que contribuem para o equilíbrio e o bem-estar de acordo com as necessidades de cada humor biológico, os doshas”, explica Carla Dantas, especialista da Phytoterápica.
A terapia ayurvédica é aprovada e oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como parte do Programa Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC). Por se tratar de uma terapia integrativa, a ayurveda não substitui o tratamento médico convencional.
Leia também:
• Quais óleos essenciais ajudam a dormir melhor? Especialista em medicina do sono indica
• Comfort food: a busca pelo conforto emocional através da comida
• Cartilha ensina como liberar emoções de bem-estar e felicidade