Os americanos Davide Baker e John M. Jumper e o britânico Damis Hassabis conquistaram nesta quarta-feira (9) o Prêmio Nobel de Química em 2024 por pesquisas sobre a estrutura das proteínas.
Baker, 62, da Universidade de Washington, nos Estados Unidos, foi laureado por ser o primeiro a compreender a estrutura das proteínas, o que permite projetar novas e úteis para a obtenção de medicamentos, vacinas, nanomateriais ou sensores.
Já Hassabis, 48, e Jumpe, 39, ambos funcionários da empresa Google DeepMind, em Londres, Inglaterra, desenvolveram um modelo de inteligência artificial chamado AlphaFold2, que em pesquisas publicadas recentemente demonstrou ser capaz de ver a estrutura de mais de 200 milhões de proteínas. Até o momento, a plataforma já foi utilizada por mais de 2 milhões de cientistas de 190 países.
Graças a essa ferramenta foi possível acelerar pesquisas de fundamental importância, como as de resistência aos antibióticos ou a projeção de enzimas capazes de decompor o plástico.
“Até alguns anos atrás, conhecer detalhadamente a estrutura de uma única proteína poderia levar anos de pesquisa. Basta pensar que temos milhões delas em nossas células. E então, em apenas alguns anos, agora temos uma ferramenta [AlphaFold2] que permite com que entremos nelas”, comentou o cientista Marco Marcia, do Laboratório Europeu de Biologia Molecular (EMBL), do Instituto Italiano de Tecnologia e da Universidade Uppsala na Suécia, sobre os vencedores do Nobel.
📱 Clique aqui e participe do canal do Lifebrunch no WhatsApp
Com a contemplação, os laureados dividirão 11 milhões de coroas suecas conforme suas contribuições, ou seja, Baker ficará com metade do valor, enquanto Hassabis e Jumper dividirão a outra em duas partes. ANSA.
Curiosidades sobre a proteína
🧬 Variedade nas funções: as proteínas desempenham uma variedade imensa de funções no corpo, incluindo construção de músculos, transporte de oxigênio, defesa imunológica e atuação como enzimas que aceleram reações químicas.
🏗️ Estruturas tridimensionais: a estrutura das proteínas é crucial para sua função. Elas podem se dobrar em formas complexas em três dimensões, e até pequenas alterações nessa estrutura podem levar a mudanças significativas em suas funções.
🍗 Fontes alimentares: as proteínas podem ser encontradas em uma variedade de alimentos, desde carnes e laticínios até leguminosas e nozes. Elas são essenciais para a construção e reparação dos tecidos do corpo.
Curiosidades sobre o Prêmio Nobel
🎖️ Criação do Prêmio Nobel: o Prêmio Nobel foi estabelecido em conformidade com o testamento de Alfred Nobel, redigido um ano antes de sua morte. Nele, Nobel destinou 94% de sua riqueza para a criação de um prêmio que reconhecesse e recompensasse indivíduos que realizassem contribuições significativas em prol da humanidade.
💰 Não é uma premiação financeira exclusiva: além do prêmio em dinheiro, os laureados recebem uma medalha e um diploma. O valor monetário pode variar a cada ano, dependendo da renda do fundo estabelecido por Alfred Nobel.
🕊️ Prêmio da Paz: o Prêmio Nobel da Paz é o único prêmio Nobel que é concedido em Oslo, Noruega, enquanto os outros prêmios são entregues em Estocolmo, Suécia. Ele é destinado a indivíduos ou organizações que promovem a paz mundial.
Leia também: Conheça as vacinas essenciais para crianças a partir dos 4 anos