A KOTE, marca brasileira de skincare vegana, anunciou o lançamento de uma máscara facial com cogumelo em sua fórmula. A Tri-Mushroom Adaptogen Mask é, segundo a companhia, a primeira do Brasil a contar com a aprovação da Anvisa para o uso de extratos de cogumelos. O novo produto traz uma fórmula que combina 10% de tintura de cogumelos com um blend exclusivo de três variedades funcionais: Reishi, Chaga e Cordyceps.
Adaptógenos são substâncias naturais que ajudam o corpo a se adaptar ao estresse ambiental e oxidativo, ou seja, protegem seu corpo e sua pele contra a poluição, exposição solar, o próprio estresse diário e a deposição de radicais livres.
Os cogumelos adaptógenos não apenas nutrem a pele, mas também oferecem benefícios que vão além da superfície. “O lançamento da KOTE traz em seu blend os cogumelos Reishi, Chaga e Cordyceps, já conhecido pelas suas propriedades medicinais principalmente no Oriente, como alimentos, e com eficácia comprovada para a pele, apresentando alta performance, devido ao alto teor de vitaminas e minerais”, explica Eduarda Bonaroski Gameiro Lopes, sócia da marca.
Os cogumelos presentes na máscara facial
Conhecido como “cogumelo da imortalidade”, o Reishi é famoso por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. “Ele é rico em triterpenos e polissacarídeos, que ajudam a acalmar a pele, reduzir a vermelhidão e combater os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce. Além disso, o Reishi é um potente adaptógeno, que auxilia no fortalecimento do sistema imunológico e na redução do estresse”, conta a empresária.
🛍️ Quer ter a pele linda gastando menos? Entre para o Clube do Skincare!
Já o Chaga, o “rei” dos cogumelos medicinais, traz uma alta concentração de antioxidantes. Além de proteger contra danos causados por radicais livres e aumentar a elasticidade da pele, ele também possui aminoácidos essenciais, que são fundamentais para a reparação e manutenção da pele.
Por fim, o Cordyceps, o cogumelo da energia, melhora a oxigenação celular, e é rico em adenosina e cordicepina, compostos que melhoram a circulação sanguínea e o fornecimento de oxigênio. A cordycepina tem ação anti-inflamatória, antioxidante, imunomoduladora, hepatoprotetora e estimulante, sendo considerado o medicamento natural mais utilizado na medicina chinesa.
Leia também: Vitamina C e niacinamida: como combinar no skincare
Ainda de acordo com a marca, o produto vem potencializado com argila vermelha, rica em óxido de ferro, que melhora a circulação sanguínea e estimula a produção de colágeno.
A máscara facial é pronta para uso, com 140g de produto e hidrolato de lavanda na composição. É indicado para todos os tipos de pele, inclusive as maduras, oleosas e sensíveis, e têm validade de dois anos, pois utiliza o KEM E, conservante livre de toxinas.