A longevidade está aumentando de forma significativa em praticamente todos os países do mundo. É o que aponta um novo estudo publicado na quarta-feira (17) no periódico científico Plos One, dos Estados Unidos.
A pesquisa, fruto do trabalho de uma equipe internacional de economistas e demógrafos, aponta, por exemplo, que o Japão está entre as nações onde se vive por mais tempo. O mesmo ocorre na Europa e na América do Norte. Nas três regiões, de acordo com a pesquisa, a expectativa média de vida já ultrapassa os 80 anos e a perspectiva é de que, em 2030, seja de 83 anos para os homens e 86 para as mulheres.
Leia também: Janeiro Branco: como melhorar a saúde mental em 2024
Guiné-Bissau, República Centro-Africana ou Uganda registram a menor longevidade. Segundo o estudo, em 2030 os homens vão viver, em média, 61 anos e as mulheres, 62. Mesmo assim, os três países africanos obtiveram melhorias nos seus indicadores durante as últimas décadas e devem continuar apresentando bons números durante a próxima década.
E no caso do Brasil? Bem, de acordo com a análise, homens viverão, em média, 79 anos e as mulheres, 83.
Longevidade feminina: mulheres continuam a viver mais
Os pesquisadores apontaram ainda que a expectativa média de vida entre homens e mulheres está mais próxima. As mulheres, no entanto, ainda continuam a viver mais.
Leia também: Cartilha ensina como liberar emoções de bem-estar e felicidade
O estudo da revista online Plos One, que é publicada pela Public Library of Science, pode ser acessado aqui (em inglês).