No Brasil, comemora-se no dia 26 de março o Dia Nacional do Cacau. A data foi instituída em 2008 como forma de homenagear os produtores de cacau do país e reconhecer a importância econômica e cultural do cacau para o Brasil.
Ingrediente essencial na fabricação do chocolate, o cacau é um alimento rico em vitaminas e antioxidantes que trazem uma série de benefícios à saúde, como a redução do risco de doenças cardíacas, diabetes e câncer. Além disso, o cacau também se destaca por suas propriedades hidratantes e nutritivas para a pele. Muito utilizada como ingrediente em cosméticos, a manteiga de cacau é rica em ácidos graxos que criam uma barreira protetora na pele capaz de reter a umidade e auxiliar na hidratação.
Veja abaixo 10 benefícios do cacau se consumido regularmente:
1 – Melhora a função cognitiva: um estudo publicado na revista Frontiers in Nutrition sugere que o consumo de cacau pode melhorar a função cognitiva em adultos saudáveis. Os pesquisadores descobriram que os participantes que consumiram cacau diariamente por um período de duas semanas apresentaram melhorias na memória de trabalho, velocidade de processamento e atenção visual.
2 – Reduz a pressão arterial: o cacau possui flavonoides que ajudam a aumentar a produção de óxido nítrico pelo corpo, melhorando a função dos vasos sanguíneos e reduzindo a pressão arterial.
3 – Melhora a saúde do coração: os flavonoides presentes no cacau são potentes antioxidantes que ajudam na redução do estresse oxidativo e do colesterol LDL, levando a uma melhora na saúde cardiovascular.
4 – Reduz o risco de diabetes tipo 2: os flavonoides e polifenóis encontrados no cacau podem ajudar a reduzir a resistência à insulina e consequentemente diminuir o risco de desenvolver diabetes tipo 2. Além disso, alguns estudos sugerem que o cacau pode retardar a digestão de carboidratos e também melhorar a secreção de insulina.
Leia também: Cartilha ensina como liberar emoções de bem-estar e felicidade
5 – Melhora o humor: alguns compostos presentes no cacau como a teobromina, cafeína, feniletilamina e tiramina, são responsáveis por aumentar os níveis de energia, regular o sono e também estimular a liberação de endorfina e dopamina, neurotransmissores associados à sensação de prazer e bem-estar.
6 – Ajuda na perda de peso: o cacau é capaz de reduzir a absorção e a síntese de gordura, além de aumentar a sensação de saciedade, o que pode ajudar na perda de peso.
7 – Previne a demência: a teobromina presente no cacau possui propriedades vasodilatadoras que ajudam a melhorar o fluxo sanguíneo para o cérebro e prevenir doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.
8 – Melhora a saúde da pele: a manteiga de cacau é um excelente hidratante para a pele, atuando de forma eficaz contra o ressecamento. Além disso, ela também ajuda a combater o envelhecimento precoce e proteger a pele contra os danos causados pelo sol.
9 – Regula o intestino: o cacau é rico em flavonoides e catequinas que podem ajudar a aumentar a quantidade de bifidobactérias e lactobacilos, bactérias do bem que possuem efeito prebiótico e melhoram a função intestinal.
10 – Reduz a inflamação: o cacau possui compostos com propriedades anti-inflamatórias que são capazes de neutralizar os radicais livres, diminuindo a produção de citocinas pró-inflamatórias e reduzindo a adesão de leucócitos nas paredes dos vasos sanguíneos.
Seja através do chocolate (prefira sempre o amargo ou meio amargo devido a maior concentração de cacau), cacau em pó ou manteiga de cacau, seu consumo deve ser feito de forma moderada e aliado a um estilo de vida saudável, com uma boa alimentação e prática de exercícios físicos. Assim você consegue aproveitar integralmente todos os benefícios do cacau para a sua saúde.