É crucial ter cuidado no retorno às aulas, especialmente quando se trata das crianças. Inserir os pequenos no processo de organização pode fazer toda a diferença para um início de ano letivo mais tranquilo.
Uma das estratégias é envolver as crianças na preparação para o retorno, desde arrumar uniformes até organizar materiais e mochilas. “O primeiro passo é começar a trabalhar a volta às aulas com pequenas atitudes, tais como arrumar o uniforme, os materiais, a mochila, ou seja, inserir a criança no processo de organização para o início do semestre letivo“, explica Simone Onzi, professora do curso de Pedagogia da FSG.
Outra dica valiosa é a forma de abordar o tema com os pequenos. Simone explica que a linguagem utilizada deve ser clara e adaptada à compreensão delas. Incluir-se no mesmo nível dos olhos da criança durante a conversa é uma estratégia eficaz para estabelecer uma conexão mais próxima.
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Além disso, é essencial retomar, de maneira leve, a rotina familiar da forma que acontece durante o período de aulas. Conversar com os pequenos, para que relembre, sobre horários de acordar, tomar café e outras atividades diárias. Segundo a docente, após essa retomada, é muito importante manter a rotina funcionando. “Uma boa estratégia é criar, por exemplo, um cartaz com essa rotina, assim a criança vai fazendo ‘check’ a cada atividade cumprida no dia”, indica.
A criança ainda está resistentes ao retorno às aulas, e agora?
É claro que, mesmo utilizando as dicas, talvez ainda seja um momento de dificuldade para criança, então, quando a criança expressar emoções, como ansiedade, é vital validar esses sentimentos, auxiliando a criança a nomear suas emoções e associar o retorno às aulas a sentimentos positivos. “É ideal compreender esse momento que ela está passando e explicar que você, enquanto adulto, também fica frustrado em diferentes momentos, mas que é necessário e importante estar na escola. Além disso, é fundamental ter conhecimento do que a criança gosta de fazer na escola e usar exemplos disso ao explicar por que estudar faz a diferença na vida dela”.
Resgatar experiências positivas do semestre anterior, como trabalhos realizados com orgulho, pode ser uma maneira de despertar entusiasmo para o novo ano. Perguntar sobre as preferências da criança e envolvê-la na definição de metas e expectativas contribui para o engajamento.
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Por fim, a docente deixa uma dica valiosa para os familiares: é importante lembrar que não existe perfeição. Permitir-se errar e ajustar regras e rotinas conforme necessário é parte integrante do processo educacional. A colaboração entre pais, escola e crianças é fundamental para um retorno às aulas bem-sucedido.