O Carnaval é uma festa ideal para usar a criatividade na maquiagem, mas é preciso ficar atento aos acessórios utilizados na pele. Nesta época do ano, é comum o aumento do número de pacientes nos prontos-socorros em decorrência do uso inadequado desses produtos. Com alguns cuidados é possível aproveitar as festividades sem sofrer com alergias, coceira, vermelhidão, entre outros sintomas que podem afetar a sua pele.
Tendência de beleza, os cílios postiços são uma opção popular para muitas pessoas que desejam realçar o olhar, deixando uma aparência mais marcante e sofisticada durante as festas, mas é preciso adotar certos cuidados na sua utilização. Sempre que houver um objeto estranho próximo à região dos olhos, por exemplo, há um potencial risco de problemas e os cuidados com a higiene devem ser redobrados.
Leia também: Café pode ser um grande aliado no Carnaval
Segundo a Dra. Giuliana Angelucci Miranda, dermatologista da Clínica Elsimar Coutinho/SP, os cílios postiços podem trazer um charme especial ao visual, especialmente em festas como o Carnaval, mas seu uso exige cuidados específicos para evitar problemas à saúde.
Principais riscos do uso dos cílios postiços
Alergias e irritações: a cola usada para fixar os cílios postiços pode causar alergias e irritações em algumas pessoas. Os sintomas podem incluir vermelhidão, coceira e inchaço na área dos olhos;
Infecções: se os cílios postiços ou a cola não forem devidamente higienizados, há um risco de infecções, incluindo conjuntivite ou infecções da pele nas pálpebras;
Perda de cílios naturais: o uso frequente de cílios postiços pode levar à perda ou enfraquecimento dos cílios naturais, especialmente se forem removidos de forma incorreta.
Indicações para cílios postiços
Segundo a Dra. Giuliana, é possível garantir uma maquiagem bonita, com estilo e muita criatividade, seguindo algumas recomendações básicas para não colocar em risco à saúde nos dias de folia:
Escolha produtos de qualidade: prefira cílios e colas de marcas reconhecidas e testadas dermatologicamente;
Teste de alergia: faça um teste de alergia com a cola, aplicando uma pequena quantidade no braço antes de usar nos olhos;
Higienização: certifique-se de que os cílios e as mãos estejam limpos antes da aplicação para evitar infecções;
Remoção cuidadosa: use um produto específico para remover os cílios postiços, evitando puxá-los e danificar os cílios naturais.
Glitters e brilhos
Muito utilizados, os glitters e brilhos são acessórios indispensáveis nesta época do ano. Mas todo o cuidado é pouco, pois o uso inadequado desses acessórios pode causar sérios problemas.
A Dra. Giuliana chama atenção para os riscos de produtos com partículas grandes perto da região dos olhos, o que pode acarretar irritações e até arranhões na córnea.
Principais cuidados
Produtos apropriados: use glitters e brilhos formulados especificamente para uso cosmético no rosto e nos olhos;
Remoção cuidadosa: use um demaquilante adequado para remover completamente a maquiagem com glitter, evitando esfregar os olhos com força;
Teste de alergia: assim como com a cola dos cílios postiços, faça um teste de alergia com o produto antes de uma aplicação extensa.
A utilização dos cílios postiços e brilhos podem ser uma ótima opção de embelezamento, mas é necessário ficar atento aos possíveis riscos iminentes e adotar medidas de precaução para minimizá-los.
Leia também: Conheça as principais doenças que podem ser transmitidas pelo beijo
É recomendável escolher um profissional qualificado para realizar o procedimento, usar produtos de qualidade e não esquecer da limpeza diária. Em casos aparentes de reações alérgicas, o indicado é buscar ajuda de um médico especialista.