Em diversas culturas, como no Brasil, nos Estados Unidos, na Índia, na Rússia ou na China, o alho é um elemento quase tão importante como sal. Sua grande popularidade se dá tanto pelo sabor quanto pelos benefícios nutricionais que oferece.
Várias evidências científicas mostram que além de saboroso o alho tem ação biológica, sendo um alimento importante para a manutenção da saúde, além de conter nutrientes responsáveis por ajudar a suprir as necessidades diárias dos indivíduos.
O que se destaca em sua composição nutricional são as altas concentrações de zinco e selênio, ambos com propriedades antioxidantes, ou seja, responsáveis por prevenir a oxidação das células do corpo, retardando o envelhecimento precoce.
Leia também: Antioxidantes: veja os benefícios para manter o corpo saudável
Além disso, ele possui um composto sulfurado chamado de alicina, que além de dar o forte odor que o alho possui, também contribui com boas características nutricionais, já que possui ação anti-inflamatória e antioxidante.
“A diferença entre o alho branco e o alho roxo vai além de cores e tamanhos. O seu sabor também tem diferenças. Enquanto o alho branco (importado) tem um sabor mais leve e adocicado, o alho roxo nacional é mais intenso, picante e com muito mais aroma. Fazendo uma comparação para temperar uma comida, por exemplo, um dente de alho roxo é o equivalente a cinco dentes de alho branco, no quesito de passar sabores e aromas para o prato. Ou seja, no supermercado, o alho branco tende sempre a ser mais barato do que o alho roxo, porém, na hora de utilizá-lo como tempero, você vai gastar muito mais”, explica José Barreto, chef de cozinha e CEO da Akio, empresa do ramo alimentício e que comercializa alho de várias formas (puro, triturado, crocante, como mix de temperos e outros).
Leia também: Aprenda a fazer um poderoso suco detox e energético
Veja a seguir alguns benefícios do consumo do alho para a saúde.
Prevenção de doenças
O alho é um alimento rico em fitoquímicos, que são compostos bioativos associados à prevenção de doenças degenerativas, incluindo o Alzheimer. Esses fitoquímicos exercem uma influência positiva no metabolismo humano, fortalecendo-o de maneira favorável para a prevenção de doenças desse tipo.
O alho e o alho roxo são ricos em fibras
O alho é uma fonte excepcional de fibras dietéticas. O consumo de alimentos ricos em fibras, como o alho, contribui para aprimorar o trânsito intestinal, promovendo a saúde do intestino e prevenindo complicações como a constipação. Além disso, as fibras desempenham um papel crucial na redução do colesterol prejudicial ao organismo, conhecido como LDL.
Baixa caloria
É baixo em caloria apesar do seu enorme valor nutricional! Um dente de alho possui somente cerca de 4 kcal, sendo uma excelente opção de condimento na hora de preparar as refeições.
O alho e o alho roxo têm propriedades expectorantes
O alho também é benéfico para as funções respiratórias devido às suas propriedades expectorantes, que facilitam a respiração. Por essa razão, esse condimento é frequentemente utilizado no tratamento de condições como bronquite e asma.