A empresa de construção industrializada Tecverde firmou contrato emergencial com o Governo Estadual de São Paulo para a construção de 518 unidades habitacionais em wood-frame em São Sebastião, para atender famílias afetadas pelas chuvas que atingiram o litoral paulista durante o Carnaval. Serão 38 casas de 41 m² e 47 m², e 480 apartamentos divididos em 30 prédios com térreo mais três pavimentos. Cada torre terá 16 unidades de 42 m².
As residências serão construídas no bairro Baleia Verde, há menos de 2 km da Vila do Sahy, região mais afetada pelas chuvas e deslizamentos. Com previsão de seis meses a partir do início das obras, o projeto terá um custo médio de R$ 138 mil por unidade habitacional.
Casas seguindo o modelo industrializado
A celeridade é o grande diferencial do projeto, que traz maior velocidade de reação em situações emergenciais como em São Sebastião. Com o modelo industrializado, a companhia informa que consegue finalizar em cerca de seis meses uma obra que levaria ao menos três anos para ser construída em alvenaria. As estruturas (paredes, telhado, piso) saem de fábrica já com instalação elétrica e hidráulica, sendo apenas montadas em canteiro.
A montagem é feita com o sistema plug-and-play, que permite que os painéis sejam conectados de forma mais rápida e simples. A sustentabilidade também é apontada pela empresa como um diferencial. Por não utilizar argamassa, o modelo industrializado se caracteriza como construção a seco e, portanto, permite uma redução significativa no uso da água, quando comparado à alvenaria.
Desempenho térmico e acústico
Segundo a Tecverde, os painéis são desenvolvidos em ambiente controlado, possibilitando um orçamento mais preciso, redução na geração de resíduos e maior organização do canteiro. Por serem imóveis em wood-frame, garantem ainda maior desempenho térmico e acústico.
O projeto em São Sebastião, desenvolvido em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), terá prédios na mesma tipologia do Residencial Flor de Lótus (foto em destaque), empreendimento entregue pela Tecverde em Londrina (PR), em 2021.
Sobre a construção industrializada
A construção industrializada é um método de construção que emprega técnicas e procedimentos mais avançados, em que os elementos estruturais são produzidos em fábricas, transportados para o local de instalação e montados. Isso significa que na construção industrializada, os processos de design e produção são automatizados.
Leia também: Smart-home: transforme sua casa em um refúgio inteligente