Em meio à rotina agitada, o yoga e o pilates são práticas que promovem melhor qualidade de vida e ajudam a desacelerar o ritmo. Apesar de ambas serem atividades de baixo impacto e atuarem no equilíbrio, condicionamento e movimento corporal, as modalidades apresentam distinções e atribuem finalidades diferentes para os praticantes.
Por contribuírem para alguns benefícios que se assemelham, é comum algumas dúvidas surgirem no momento de decidir qual modalidade escolher. Veja a seguir as principais diferenças entre as duas atividades físicas.
Yoga
O yoga é uma modalidade focada no equilíbrio físico e mental, com técnicas de origem milenares indianas. Reunindo exercícios respiratórios e movimentos corporais por meio da meditação, a prática busca promover bem-estar às pessoas ao trabalhar as questões posturais.
“Além do intuito fundamental de promover a sensação de paz interior e equilíbrio emocional, os exercícios de yoga melhoram o condicionamento físico, controlam a pressão arterial e batimentos cardíacos e diminuem os sintomas mentais, como o estresse, ansiedade e preocupação excessiva”, explica Pedro Coelho, profissional de educação física da TotalPass.
Visando sempre o conforto de quem pratica a modalidade, o yoga tem como equipamento apenas um tapete para base de execução das técnicas. A modalidade também apresenta resultados no aumento da concentração, sendo uma ótima opção para quem precisa ter atenção minuciosa no trabalho e estudos.
Pilates
Criado em 1920 pelo alemão Joseph Pilates, a modalidade atua como ferramenta eficaz para o tratamento de patologias como artrite, artrose e também no combate de problemas posturais.
Com o propósito de desenvolver o autocontrole da mente sobre o próprio corpo, o pilates apresenta fundamentos básicos e importantes: centralização, concentração, controle, fluidez, precisão e respiração. “Os princípios do pilates estão presentes nas aulas por meio dos movimentos que melhoram a consciência corporal, promovem o aumento da densidade óssea, aumentam a flexibilidade e a resistência física”, esclarece o especialista.
“Diferente do yoga, que faz uso apenas do tapete, o pilates pode ser praticado com o peso do próprio corpo e também utilizando equipamentos próprios. A prática regular da modalidade é eficaz no tratamento de problemas posturais, como desvios e dores na coluna”, complementa.
Yoga e pilates: quem pode praticar cada modalidade?
Ambas as atividades físicas podem ser praticadas por pessoas de diversas faixas etárias, com ou sem limitações, devido ao baixo impacto na execução dos exercícios. A partir das propostas e benefícios proporcionados pelo yoga e pelo pilates, é possível alinhar o objetivo que deseja alcançar com os resultados entregues pela aplicação das técnicas.
“É importante ressaltar que, apesar das modalidades apresentarem baixo risco de lesão para os praticantes, é necessário que os exercícios sejam orientados e acompanhados por um profissional qualificado”, diz Coelho.
Leia também: Atividade e exercício: entenda a diferença e como a regularidade é importante