Por mais que convivamos diariamente com nossos cães, alguns de seus comportamentos podem ser completamente estranhos para nós. Com a ausência de uma troca verbal, muito do que esses lindos peludos fazem pode ser um mistério. Um exemplo é o comportamento de ofegar, algo exclusivo do mundo canino. Mas até quando isso é normal?
Para responder essa e outras perguntas, o jornal norte-americano USA Today conversou brevemente com a veterinária Camille Alander, da Bond Vet, em Nova York. Acompanhe abaixo.
Por que meu cachorro está ofegando tanto?
Para os donos de animais que entram em seu consultório com essa pergunta, a resposta inicial de Alander é sempre uma nova pergunta: Quando você viu uma mudança? Isto porque alguns cães ofegam mais que outros, ou porque estão com o corpo quente (após uma corrida, por exemplo), ou porque estão ansiosos. Nem sempre o ofegar é um motivo para preocupação. “Na maioria das vezes, provavelmente é um ofegar normal”, disse Alander. No entanto, algumas mudanças no comportamento de ofegar podem estar relacionadas a náuseas e desconforto ou a outras doenças mais graves, como insuficiência cardíaca e doenças respiratórias.
Quando devo me preocupar com meu cachorro ofegando?
Quando estiver fora do padrão do que é normalmente visto para o seu cachorro. Diferentes raças de cães vão ofegar de forma diferente. Há um elemento de individualidade em quanto um determinado cão ofega. O importante é estabelecer um nível básico do comportamento do seu cachorro desde jovem, e se você notar uma mudança significativa que não possa ser atribuída a algo como exercício ou ansiedade, leve-o ao veterinário para obter uma opinião profissional.
Como acalmar um cachorro que está ofegando?
Se o ofegar do seu cachorro parecer estar relacionado à ansiedade, a maneira mais certeira de acalmá-lo é remover a fonte que o está incomodando, disse Alander. Isso significa que se o seu cachorro fica nervoso em grandes multidões ou com fogos de artifício, evitar situações do tipo pode ajudar a eliminar a ofegação.
O ofegar significa que um cachorro está com dor?
Não necessariamente. Um cachorro pode ofegar para regular a temperatura do seu corpo após o exercício ou para sinalizar alguma ansiedade sobre uma multidão ou uma visita ao veterinário. Nenhum desses são motivo imediato de preocupação. No entanto, se o ofegar persistir em um nível anormal, pode significar que o seu cachorro tem uma condição de saúde subjacente ou está experimentando náusea e desconforto.
Por que meu cachorro está ofegando tanto à noite?
Se isso for um comportamento novo, definitivamente você deve procurar um veterinário, disse Alander, pois pode ser um indicador de doença subjacente. No entanto, se for um comportamento típico do seu cachorro desde jovem, não há muita razão para se preocupar. Diferentes raças de cães vão ofegar mais do que outras, às vezes dependendo do tamanho dos seus focinhos, já que cães com focinhos menores (como os pugs) podem depender mais da respiração pela boca.