Segundo uma recente pesquisa do Datafolha, 24% dos brasileiros não frequentam o oftalmologista regularmente, e menos da metade da população nacional, cerca de apenas 42%, só vai ao oftalmologista uma vez ao ano. Este é um cenário que requer atenção, pois exames de vista podem diagnosticar doenças não só nos olhos, mas em outras partes do corpo.
Muitas das doenças oculares são silenciosas e assintomáticas. “O check-up ocular garante ao paciente a manutenção da qualidade da sua visão. A ida periódica ao oftalmologista pode prevenir e identificar diversas doenças oculares como glaucoma, catarata e retinopatia, enfermidades que podem comprometer gravemente a visão. Além disso, para quem usa óculos, a visita regular à clínica de oftalmologia é de extrema importância para a verificação de qualquer mudança de grau”, explica o médico oftalmologista Edmar Guedes, do Núcleo de Oftalmologia, em Fortaleza, Ceará.
O médico também aponta que o exame nos olhos pode vir a diagnosticar outras doenças, localizadas em diferentes regiões do corpo. “Entre as mais comuns, que conseguimos identificar por meio dos olhos, estão tumores, diabetes, colesterol alto e hipertensão. As doenças, assim como as enfermidades oculares, têm como característica principal a forma silenciosa e gradativa de se desenvolverem”, declara.
Para o profissional, promover hoje a conscientização da saúde ocular terá reflexo no futuro, garantindo um bem-estar. “Cuidar dos nossos olhos é fundamental para que tenhamos uma vida saudável e ativa. O check-up ocular deve ser feito em todas as fases da vida, desde a infância até a velhice. Em cada uma das fases o médico oftalmologista terá uma indicação de melhor tratamento ou acompanhamento”, finaliza.
Leia também: Chocolate ajuda ou atrapalha o sono? Especialista responde