Manter nossa casa arrumada e organizada pode parecer uma tarefa simples e trivial, mas sua importância vai muito além do aspecto estético. Ter um ambiente limpo e organizado pode afetar significativamente nosso bem-estar físico e mental, além de contribuir para uma vida mais produtiva e eficiente.
Quando deixamos nossa casa desorganizada e suja, acumulamos poeira, sujeira e germes que podem afetar nossa saúde. Além disso, um ambiente bagunçado pode aumentar nosso nível de estresse e ansiedade, afetando negativamente nossa saúde mental e emocional.
Por outro lado, manter nossa casa arrumada pode trazer inúmeros benefícios, como melhorar nossa capacidade de concentração, facilitar a realização de tarefas cotidianas e aumentar nossa motivação e produtividade.
A personal organizer especialista em desapego e consumo consciente Nalini Grinkraut enumerou alguns valores e pensamentos a respeito de mudanças, partindo de dentro do nosso lar e se estendendo para nossa vida como um todo:
Comece por você
Muitas vezes esperamos mudanças nas pessoas à nossa volta, mas a mudança começa sempre por nós. Você gostaria que seus filhos organizassem seus pertences, mas seu próprio guarda roupa é uma bagunça. Olhe para dentro e veja o que no outro te incomoda ou qual mudança você gostaria que ele fizesse. Isso pode ser um ponto de partida para você;
Pequenas mudanças
Evite olhar para o todo e se desmotivar com a grandeza do que precisa ser feito. Quebre em pequenas partes e vá aos poucos. Não pense em organizar a sua casa inteira, pense em organizar apenas uma gaveta, depois outras, e outra. E com pequenas mudanças você verá um grande resultado;
Seja consistente
O seu maior aliado é a consistência. Se mantenha firme nos seus objetivos. Defina metas para a organização da sua casa e faça um pouco todos os dias;
Busque o autoconhecimento
A organização da sua casa pode ser um convite para um processo de autoconhecimento. Olhar para aquilo que estamos guardando é uma excelente oportunidade para refletirmos acerca de quem somos hoje, para onde queremos ir e quais itens devemos carregar conosco. Aproveite esse momento para avaliar seus objetivos, hábitos e comportamentos;
Reflita nas suas escolhas
Um dos pilares essenciais para uma boa organização é o processo de triagem. A essência de um processo de desapego é refletir sobre as nossas escolhas. Olhe para cada um dos seus pertences e avalie o papel deles na sua vida.
Autora do livro “Casa Arrumada, Vida Leve” (Harper Collins), Nalini Grinkraut incentiva que as pessoas passem a ter uma relação mais saudável não só com a arrumação, mas também com a existência da bagunça. Seu desejo é desmistificar a organização e mostrar um caminho para se ter paz e harmonia dentro de casa de uma maneira leve e realista.
A obra também aborda temas como consumo consciente, mudança de hábitos e comportamentos, autoconhecimento e relacionamentos familiares. “A sua casa é a extensão do seu corpo. É o seu porto seguro, seu abrigo. É onde você repousa, sua mente relaxa e muitas experiências são construídas. Assim como devemos cuidar do nosso corpo como nosso templo, devemos cuidar da nossa casa como parte de nós.”, diz Nalini Grinkraut, uma das poucas profissionais brasileiras especializadas e certificadas pelo método KonMari, de Marie Kondo, especialista em organização mais conhecida e seguida do planeta.
Leia também: Smart home: transforme sua casa em um refúgio inteligente