É cada vez mais comum ouvir relatos nas redes sociais de pessoas que buscam a suplementação como forma de garantir saúde ou, ainda, potencializar resultados de treinos. E não é só impressão. A plataforma Consulta Remédios (CR), marketplace brasileiro de produtos farmacêuticos, vem registrando, a cada ano, buscas que ultrapassam o número de 1,5 milhões quando o assunto é suplementação. “A gente percebe um movimento maior de pessoas em busca de suplementos para manter a saúde em dia. Apesar de o consumo ser relativamente seguro, essa grande busca também preocupa, pois muitas pessoas ainda consomem vitaminas sem orientação médica, e mesmo a suplementação precisa de um acompanhamento, uma vez que a superexposição do corpo a determinados elementos pode fazer mal”, relata Rafaela Sarturi, farmacêutica responsável da CR.
Entre os cinco suplementos mais buscados na plataforma em 2023, o colágeno é o campeão, figurando em três posições nos mais procurados pelos usuários. “O colágeno é uma proteína que existe no nosso corpo, mas, com o tempo, tem sua produção reduzida. O suplemento então tem como principal benefício a melhoria na pele, reduzindo rugas de expressão e promovendo firmeza. O levantamento mostrou que, com certeza, a ingestão dessa proteína faz parte dos cuidados dos brasileiros com a pele”, observa a farmacêutica. No entanto, em primeiro lugar entre os mais buscados está a cúrcuma, suplemento feito à base da planta, que auxilia em processos inflamatórios.
Mas mesmo a cúrcuma, ou o colágeno – aparentemente inofensivos – precisam de atenção na hora da compra. “É muito importante o auxílio médico ou farmacêutico para escolher o melhor suplemento para cada condição, já que no mercado atual existem uma variedade de opções que mudam desde a forma de administração até a dose dos ativos”, reforça Rafaela. Ainda no top 5 dos mais buscados na CR estão outros produtos usados como complemento alimentar, utilizado por pessoas que necessitam de complementação vitamínica e de proteínas via oral ou de forma enteral.
Pesquisar antes de tudo
Com a indústria farmacêutica cada vez mais investindo na suplementação, a oferta tem sido muito grande. Consequentemente, os valores oscilam bastante, e a pesquisa de preço é fundamental também na hora de escolher. “Hoje a CR tem mais de 3 mil farmácias cadastradas, o que permite observar claramente a variação de preço. Por isso pesquisar também é importante, pois a suplementação normalmente exige mais investimento por parte dos pacientes”, alerta a profissional.
Além disso, a oferta de muitas marcas, como já afirmado pela farmacêutica, exige maior cuidado. “Apesar de suplementos alimentares e vitamínicos não necessitarem de receita, a composição varia e o uso de forma indevida pode trazer riscos à saúde, assim como a interação deles com outros medicamentos ou alterações fisiológicas podem acarretar disfunções metabólicas”.
Leia também: Alho roxo: conheça 4 benefícios para a sua saúde
Por isso, as principais recomendações são observar a composição dos suplementos, ter exames sempre atualizados – principalmente o de sangue – e sempre seguir a recomendação de um profissional de saúde. “Com os exames e o acompanhamento adequado é possível conferir as verdadeiras necessidades do indivíduo, e, assim, administrar a suplementação correta para o auxiliar no seu benefício, seja na melhoria da imunidade, da disposição ou até mesmo patologias existentes”, finaliza.
Top 5 suplementos mais buscados em 2023
Colflex Cúrcuma Mantecorp
Motilex Caps
Artrogen Duo Aché
Complemento Alimentar Nestlé Nutren Senior Zero Adição de Açúcar
Motilex HA Apsen