Durante o verão, é preciso que os fios tenham atenção especial, independente de serem ou não tingidos. Não se trata apenas de conquistar um visual atraente, mas principalmente de zelar pela saúde dos cabelos, que ficam continuamente expostos ao sol intenso e a elementos como água do mar e cloro da piscina.
“É uma temporada que pede cuidados extras, já que os fios sofrem com a perda de água, ficando desidratados e ressecados. E pode ocorrer também o desbotamento dos cabelos tingidos, especialmente em função do cloro nas piscinas”, diz Tiago Parente, hair stylist e embaixador da GA.MA Italy.
O profissional relacionou 9 dicas essenciais de cuidados nessa época do ano.
Verão? Antes de tudo, hidratação!
Antes de se dirigir à praia ou à piscina, o primeiro passo é hidratar os fios. “Se possível, faça uma hidratação intensa dos cabelos um dia antes de expô-los ao sol, água salgada ou cloro. Isso ajudará a minimizar o ressecamento, evitando que os fios fiquem ainda mais danificados”, diz Tiago.
Invista em um protetor solar
Assim como protegemos nossa pele dos raios UV, os cabelos também precisam de proteção. “É altamente recomendável fazer uso do protetor solar capilar”, indica o expert. “A camada protetora destes produtos evita que o sal e o cloro se acumulem nos fios, protegendo-os do ressecamento”, completa.
Leia também: Desembaraçar fios como Yasmin Brunet pode prejudicar saúde capilar
Ducha de água doce
Após sair do mar ou da piscina, enxágue seus cabelos com água doce. “Evite deixar o sal e o cloro secar nos fios, o ideal é enxaguar imediatamente com água doce para remover esses elementos prejudiciais e preservar a saúde dos cabelos”, explica.
Proteção contra o vento
Não é recomendável que os cabelos fiquem ao vento após a exposição à água salgada ou ao cloro. “Uma boa dica é fazer uma trança ou um coque para evitar emaranhados e ressecamento, prevenindo futuras quebras”, diz o especialista.
Shampoo hidratante: aliado no verão
Durante o verão, é preciso investir em shampoos com maior potencial de hidratação, já que os cabelos tendem a ressecar em função dos raios solares, água salgada e cloro.
Couro cabeludo em foco
“Não subestime a importância de proteger o couro cabeludo da exposição direta ao sol, já que além de queimaduras, a falta de proteção pode ocasionar descamação e até criar um ambiente favorável para fungos na região”, diz Tiago Parente. Portanto, vale apostar em bonés, chapéus e lenços que, além de fornecerem proteção, ainda turbinam o look.
Leia também: Óleo de urucum pode ajudar na queda capilar?
Água fria
Utilize água fria para lavar os cabelos. “Isso ajuda a evitar sensibilidade no couro cabeludo, descamação e o acúmulo de oleosidade nos fios”, ressalta.
Secagem com baixa temperatura
Ao usar secador, opte por utilizar o jato em temperaturas medianas. “Mesmo que demore um pouco mais para secar, a secagem em temperatura mais baixa protegerá seus cabelos do calor excessivo”, explica Parente.
Nutrição para os fios
“A alimentação desempenha um papel importantíssimo na saúde dos cabelos,” diz Tiago Parente. “Consuma alimentos ricos em aminoácidos, Ômega-3, proteínas e beba muita água para manter o couro cabeludo e os fios saudáveis nessa época do ano”, completa.