Uma pesquisa recente da NordVPN revelou que 96% dos brasileiros utilizam o telefone celular ou outros dispositivos móveis/interativos enquanto estão na cama, colocando o Brasil em segundo lugar entre 17 países pesquisados. Esse comportamento aparentemente inofensivo está associado a uma série de consequências negativas, incluindo a perda de qualidade do sono.
A pesquisa destaca que 94% dos entrevistados usam smartphones na cama, seguidos por 56% que assistem à TV e 42% que utilizam laptops ou computadores. “Já sabíamos que a maioria carrega seus smartphones para todos os lugares. Nossa investigação anterior mostrou que 65% dos respondentes os levam até ao banheiro. No entanto, o uso em um ambiente relaxado, como no quarto, está geralmente associado ao scroll, o que faz com que as pessoas fiquem menos vigilantes em relação às medidas de segurança online e aos comportamentos seguros”, diz Adrianus Warmenhoven, conselheiro de cibersegurança da NordVPN.
Redes sociais e vídeos dominam o celular na cama
A maioria dos brasileiros (76%) usa o tempo na cama para navegar nas redes sociais, enquanto 66% assistem a vídeos em plataformas como o YouTube. Verificar e-mails e mensagens também é uma atividade comum, praticada por 63% dos entrevistados. Outros passam o tempo conversando com amigos (55%) e jogando online (50%). “Os resultados indicam que a atividade mais comum entre os brasileiros, tanto pela manhã quanto à noite, é o scroll nas redes sociais. Ao acordar, eles também costumam checar e-mails e mensagens, enquanto, antes de dormir, tendem a ver vídeos”, afirma Warmenhoven.
O impacto no sono: a hora de dormir é para dormir!
A pesquisa também aponta que dois terços dos entrevistados (65%) acreditam que o uso de dispositivos móveis na cama afeta negativamente a qualidade do sono, levando ao cansaço e à queda na produtividade. O fenômeno do “doomscrolling”, quando se navega compulsivamente por notícias ruins, afeta 64% dos brasileiros – a maior taxa entre os países pesquisados. Além disso, 53% dos brasileiros admitem que perdem horas de sono valiosas navegando online no celular.
Warmenhoven alerta para os riscos da navegação noturna no celular: “Isso não só impacta o sono, mas também expõe os usuários a riscos de privacidade. A navegação noturna pode levar a decisões impulsivas, como gastos excessivos ou cair em anúncios enganosos.”
Celular e outros dispositivos: dicas de segurança
A companhia recomenda que os brasileiros adotem práticas mais seguras em relação ao celular e outros dispositivos, como manter aplicativos e sistemas operacionais atualizados, evitar lojas de aplicativos não oficiais e utilizar uma VPN para proteger seus dados.
🔄 Manter aplicativos e sistemas operacionais atualizados. Não ignore as atualizações de software.
🧐 Analisar antes de baixar aplicativos desconhecidos e sempre revisar os termos de serviço.
🛍️ Evitar lojas de aplicativos não oficiais, que são mais propensas a conter aplicativos maliciosos.
📶 Evitar o uso de Wi-Fi inseguro e sempre utilizar uma VPN ao conectar-se.
👀 Ser vigilante. Não clique em links suspeitos e desconfie de números desconhecidos. Caso tenha dúvidas sobre a segurança de um link, considere usar uma ferramenta de verificação de links.
🔒 Utilizar uma VPN, que criptografa seus dados, proporcionando proteção contra espiões e hackers.
Metodologia utilizada na pesquisa
A pesquisa foi encomendada pela NordVPN e conduzida pela empresa externa Cint entre 12 de fevereiro e 4 de março de 2024. O público-alvo foi composto por residentes dos EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, França, Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Espanha, Holanda, Suécia, Dinamarca, Noruega, Polônia, México e Japão, com idades entre 18 e 64 anos (representativos nacionalmente).
📱 Clique aqui e participe do canal do Lifebrunch no WhatsApp
No total, 15.600 pessoas participaram do levantamento, com uma amostra de mil indivíduos em cada um dos países participantes, exceto na Espanha e Suíça, onde foram 800 respondentes em cada nação.
Leia também:
• Medo do cancelamento virtual é gatilho real, explicam psicólogas
• Como as escolhas alimentares podem afetar o descanso noturno
Não sabe o que é uma VPN? A gente te explica! 😉
🔒🌐 Uma VPN (Virtual Private Network, ou Rede Privada Virtual) é uma tecnologia que cria uma conexão segura e criptografada entre o dispositivo do usuário e a internet, garantindo privacidade e segurança online. Ao utilizar uma VPN, o tráfego de dados é redirecionado por meio de servidores localizados em diferentes partes do mundo, mascarando o endereço IP do usuário e dificultando o rastreamento de suas atividades na web. Isso protege informações pessoais contra hackers, espiões e invasões de privacidade, além de permitir o acesso a conteúdos restritos geograficamente, como serviços de streaming e sites bloqueados.
🛡️🌍 Explicando de forma mais simples, uma VPN é como um túnel secreto para navegar na internet de forma segura. Quando você usa uma VPN, suas informações, como o que está vendo ou acessando, ficam protegidas e escondidas de curiosos, como pessoas tentando ver o que você faz online. Além disso, a VPN pode fazer parecer que você está em outro lugar do mundo, ajudando a acessar conteúdos que podem estar bloqueados em seu país, como vídeos ou sites. É uma maneira de manter sua navegação mais segura e privada.