A biofilia refere-se à afinidade inata e inerente que os seres humanos têm com a natureza e outros seres vivos. O termo foi popularizado pelo biólogo e escritor norte-americano Edward O. Wilson em seu livro “Biophilia”, publicado em 1984. A ideia por trás da biofilia é que, como seres evoluídos que passaram a maior parte de sua existência em ambientes naturais, os seres humanos têm uma conexão profunda e inata com a natureza.
A biofilia sugere que a presença da natureza, como plantas, luz natural, água e elementos naturais, em ambientes construídos pode ter benefícios significativos para o bem-estar humano. A exposição à natureza ou a elementos naturais na vida cotidiana pode influenciar positivamente o humor, reduzir o estresse e melhorar a saúde mental.
Na prática, a biofilia é frequentemente aplicada em design de interiores, arquitetura e planejamento urbano, onde se busca incorporar elementos naturais para criar ambientes mais saudáveis e agradáveis. Isso pode incluir também vistas para o exterior e materiais naturais para melhorar a qualidade de vida das pessoas em espaços construídos.
Aplicando a biofilia na casa e no escritório
Os espaços nos quais vivemos, seja no trabalho ou em casa, têm o poder de nos deixar mais calmos, felizes e produtivos. As cores, os móveis e objetos que usamos na composição dos ambientes têm uma função que vai além da estética e refletem diretamente na qualidade de vida. “A biofilia nos ensina que incorporar elementos da natureza aos espaços internos aumenta o bem-estar e o conforto, e isso reflete na produtividade”, explica a arquiteta Ciça Sada.
Leia também: Este charmoso spa fica a apenas 25 minutos das Olimpíadas de Paris
Os preceitos da biofilia vão além de criar as famosas florestas urbanas dentro de casa ou do escritório. As plantas trazem conforto, mas nem todo mundo sabe cuidar e não é todo espaço que comporta uma planta. Então, o uso de materiais como madeira, pedra, fibras e cerâmicas também pode fazer esse elo com a natureza.
Tendência para 2024
A iluminação natural e as cores são outros ensinamentos da biofilia que dão vida a um ambiente. Para 2024, a dica é sair da mesmice na pintura das paredes. “Invista em pinturas diferentes, solte a criatividade para aplicar diferentes texturas de uma mesma cor e use temas que remetam à natureza. É um recurso muito barato e que traz impacto imediato”, diz a arquiteta.
Tapetes e carpetes
As cores também exercem um impacto muito grande nas pessoas, comenta o especialista em revestimentos Franklin Delgado, CEO de A Pérola dos Tapetes. “Fabricantes de carpetes, tapetes e outros tipos de revestimentos têm investido cada vez mais em paletas de cores que remetam à natureza pensando não só no uso em residências, mas também em escritórios”, comenta.
Leia também: Circuito das Estações anuncia calendário 2024 de corridas de rua
Segundo Delgado, os projetos corporativos têm focado na neuroarquitetura e na biofilia para criar espaços que promovam a criatividade, a inspiração e o acolhimento. “As empresas já perceberam que precisam investir em uma arquitetura humanizada para oferecer uma boa experiência ao colaborador, afinal, passamos a maior parte do dia no trabalho. Um ambiente mais acolhedor também auxilia na produtividade”, conta.
Toques especiais
Os especialistas contam que objetos, fotografias e arte causam um impacto visual e emocional muito grande nas pessoas, trazendo afeto, lembranças e muito significado à decoração. Se esses elementos remeterem à natureza, como objetos feitos com fibras naturais, argila, pedras e retratos de paisagens, por exemplo, os ganhos são ainda maiores. “É possível dar uma renovada completa nos ambientes para 2024 gastando pouco, usando os ensinamentos da biofilia”, completa Delgado.
5 dicas da biofilia para renovar os ambientes em 2024
1. Use e abuse das plantas;
2. Invista na iluminação natural;
3. Escolha materiais como pedras, madeira e fibras;
4. Lance mão de cores que remetam à natureza;
5. Abuse das texturas e desenhos florais nas paredes.